Não é impossível deixar de fumar
Anualmente, milhões de pessoas juram deixar os cigarros. Alguns por conta da busca por uma melhor saúde outros por conta dos familiares que são fumantes passivos e não aguentam mais o cheiro do tabaco. Todavia, se eles buscaram tentar e não tiveram êxito com os procedimentos formais de colocar fim à vontade de fumar – seja com o uso de gomas de nicotina, orientação ou alteração do comportamento – eles normalmente olham para além do lugar comum, com esperança de que a medicina alternativa possa afinal liberá-los de uma vida estabelecida pelo cigarro.
Contudo os fumadores e os peritos de saúde concordam que o desafio de parar é grande. Peritos afirmam que a partir do momento que se trata de parar com o tabaquismo, não tem uma receita mágica. E ao passo que muitas abordagens alternativas estão disponíveis – desde a acupuntura, passando pela imagem guiada até a auto-hipnose – elas, com certeza, não são solução, e para cada tabagista que ajudam, são capazes de deixar outro desiludido.
Parar de fumar não é fácil
A maioria dos profissionais consente que, apesar de quão intensa seja a sua determinação de parar de fumar, existem algumas forças poderosas que planejam contra você. Sem dúvida, nenhuma técnica de pôr fim ao desejo de fumar funciona para todas as pessoas, e a taxa de falhas presumivelmente é desestimulante. A maioria dos indivíduos deixa o vício pelo menos 3 vezes antes de, por fim, achar um modo de parar para sempre.
Não existe nada mais complexo do que largar o fumo, consentem estudiosos. Ninguém fuma porque é gostoso ou porque aprecia a sensação dos gases venenosos quentes que se movimentam ao longo da garganta. Quem fuma é obcecado em nicotina.
Os pesquisadores explicam que no momento em que você observa o que ocorre com as pessoas que encontram-se nos períodos da retirada do cigarro, sabe que esta é uma inquietação demasiadamente significativa. Há fumadores que estão inclinados a comprometer a vida para continuar com o fumo.
Tratamentos alternativos para largar o cigarro
Por outro lado, as abordagens alternativas para largar o cigarro têm um número progressivo de adeptos – e eles transformaram determinados viciados em ex-fumantes permanentes. Um dos principais benefícios da grande parte desses meios não tradicionais é a habilidade de capacitar os indivíduos a mudar. Os seres humanos percebem que eles têm domínio com relação ao seu corpo que não presumiam que possuíam. É uma prática de aprendizagem que os prepara para fazer alterações, entre elas, deixar o tabagismo, afirmam os estudiosos.
Entre as abordagens alternativas estão a hipnose, que assegura uma consciência aumentada. Junto com o controle de peso, a suspensão do tabaquismo é o problema mais famoso da hipnose. Usando essa experiência, os seres humanos ingressam em um estado de atenção focado e concentrado e tornam-se mais suscetíveis a orientações que debilitam o apetite por cigarros e fortalecem seu desejo de deixar o vício.
De outro modo, quando cientistas averiguaram certos estudos em relação ao exercício da hipnose para pôr um fim na vontade de fumar, eles perceberam que, à medida que os fumantes que estiveram em programas de hipnose obtiveram maior êxito na abstenção de cigarros do que os fumadores que não usaram qualquer intervenção para parar de fumar, essa abordagem parecia não ter benefícios com relação a outros programas convencionais de parar de fumar.
Imagens guiadas para parar de fumar
Se você é capaz de mobilizar gravuras vívidas em sua consciência na queda de uma cinza de cigarro, as gravuras guiadas podem ser uma experiência que vale a pena realizar. Empregando esse método, os humanos ingressam em um estado de relaxamento e, depois, criam ilustrações na mente que ajudam a tocar sua mente inconsciente e reprogramam o sistema nervoso para resistir à vontade de fumar.
As imagens guiadas são mais proveitosas na preparação das pessoas para largar o cigarro, relatam especialistas. Elas são capazes de ajudá-los a se organizar internamente, eliminando conflitos internos e dificuldades que são capazes de impossibilitar o caminho para desistir de deixar os cigarros.
Inúmeras pessoas são atraídas para o cigarro pelas imagens que os convenceram de que podem se sentir melhores se fumarem. As imagens guiadas usam a própria mente das pessoas e as ajudam a desenvolver outras ilustrações que podem contrariar o suposto apelo do cigarro, mostrando que é um veneno tóxico o que está sendo tragado. A chave é quebrar o costume, romper o vício e reconhecer que você não necessita de um cigarro com o intuito de se sentir bem, afirmam pesquisadores.
Parou de fumar? Acupuntura alivia a abstinência
A acupuntura, técnica de origem chinesa antiga, tem sido usada por milhares de anos para diversos tipos de enfermidades – e, no momento atual, para determinadas pessoas que têm o interesse de vencer o vício pelo cigarro eternamente. Em uma pesquisa, os participantes que tinham fumado por uma média de 23 anos tiveram tratamentos de acupuntura com agulhas inseridas em partes que supunham induzir os órgãos relacionados ao tabagismo (como pulmões, as vias aéreas e a boca). Ao longo de um período de cinco anos, estes membros fumaram menos e tiveram uma redução da vontade de fumar, em comparação com um outro grupo que estava sendo observado.
Cientistas esclarecem que, em um cenário clínico, é possível achar inúmeras pessoas que dizem ter deixado de fumar, usando a acupuntura. Contudo, em conjunto, os estudos clínicos acessíveis não ofereceram provas concretas dos benefícios da acupuntura, com a maior parte da pesquisa levantando as indagações sobre a capacidade da medicina alternativa de ajudar a deixar o hábito de fumar.
Especialistas que têm praticado a acupuntura para alívio da dor e outros problemas de saúde há mais de 30 anos, constataram que a acupuntura consegue ser utilizável no gerenciamento dos sintomas fisiológicos da abstinência da nicotina, provavelmente motivando a liberação de substâncias químicas do cérebro chamadas de endorfinas. A acupuntura pode regular os ajustes de nicotina, os nervos, as ânsias, o nervosismo e a inquietação de que as pessoas geralmente se queixam quando elas largam o cigarro.