Saiba mais sobre os benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga

Saiba mais sobre os benefícios da Yoga

Um estudo recente indica que aquelas pessoas que praticam Yoga há muitos anos têm a possibilidade de ter um melhor desenvolvimento intelectivo na velhice com relação às demais. De acordo com o trabalho, o exercício dessa atividade a longo prazo poderia mudar a estrutura cerebral a ponto de preservar contra o declínio intelectivo e a redução de memória em pessoas idosas, principalmente entre as praticantes de Yoga do sexo feminino, definidas como yoginis.

Os cientistas notaram que as yoginis idosas possuem maior densidade do córtex pré-frontal esquerdino, nas regiões do cerébro ligadas a funções cerebrais como concentração e memória.

Saiba mais sobre os benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga   A estrutura e a utilidade do cérebro mudam ao passo que ficamos mais velhos, o que algumas vezes leva ao declínio cognitivo, contendo memória e atenção prejudicadas. Uma dessas alterações cerebrais é amplamente remetida ao córtex do cérebro, que torna-se afinado, o que os estudiosos demonstraram que está correlacionado com o enfraquecimento mental. Cientistas comprometidos na análise demonstraram que, tal como nossa musculatura, o cérebro se amplia por meio do treino. Como toda prática contemplativa, a Yoga possui um componente intelectivo em que a atenção e a meditação são consideráveis.

Os cientistas queriam avaliar se os praticantes de Yoga a extenso prazo possuíam diferenças em se tratando de estrutura cerebral em comparação com pessoas mais velhas com muita saúde que nunca realizaram a atividade. Para o apontamento, eles convocaram um pequeno grupo de yoginis que tinha praticado Yoga pelo menos duas vezes a cada semana ao longo de um mínimo de oito anos, mesmo que o grupo tivesse uma média de quase 15 anos de prática.

Eles, então, contrastaram as yoginis com outro grupo de mulheres sadias que jamais fizeram Ioga ou práticas de contemplação ou reflexão, contudo revelaram os mesmos níveis de atividade física, concernentes à mesma idade (por volta de 60 anos).

O staff vasculhou os cérebros dos membros utilizando ressonância magnética para ver se existia alguma diferença nos cérebros. Os cientistas encontraram maior consistência no córtex pré-frontal esquerdino nos yoginis, nas áreas cerebrais associadas a atribuições mentais como atenção e memória.

Enfraquecimento de memória na terceira idade é comum, enquanto a atividade física e as práticas contemplativas conseguem ajudar a melhorá-la, bem como frutas ricas em antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e grãos integrais, que resguardam seu cérebro de radicais livres perniciosos, podem ajudar significativamente na conservação da cognição.

Aqui encontram-se muitos alimentos que podem fazer maravilhas por sua memória e pelo seu desenvolvimento mental como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, identificadas nas frutas cítricas, está ligada à rapidez cerebral, ao passo que a Vitamina B protege contra o atrofiamento cerebral e o comprometimento intelectivo relativo à idade. Encontrada em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e no ovo.

Nozes e Sementes: um grupo de sementes e nozes podem ajudar a melhorar significativamente o seu poder de memória. As sementes de abóbora são abarrotadas de zinco que exercem uma função essencial na restauração de sua memória. As nozes são uma excelente fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes essenciais ao funcionamento cerebral e competências cognitivas. As sementes de girassol são ótimas fontes de vitamina.

Saiba mais sobre os benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga   Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – todos os vegetais verdes estão cheios de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são extremamente essenciais para o melhoramento de células do cérebro. A vitamina K é conhecida por ser útil no aperfeiçoamento cognitivo e no aumento do estado de alerta do cérebro.

Abacates: Enriquecidos com Vitamina E, os abacates estão carregados com antioxidantes que colaboram a preservar o cérebro saudável e concentrado. Os abacates também estão relacionados com a diminuição do risco de doença de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma excelente fonte de licopeno que auxilia contra a atrofia de células do cérebro e colabora na conservação e produção de novas células cerebrais.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são conhecidos como o poder da energia e ajudam você a se concentrar melhor. Ao ingerir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que ajuda o cérebro a operar satisfatoriamente, nos mantendo alertas.

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